JANEIRO BRANCO: Cuidar da mente é cuidar da vida!
O mês de janeiro intitulado Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que tem como objetivo a conscientização da promoção e proteção da Saúde Mental.
Em uma campanha especial, o RH do Frigorífico Astra trouxe como proposta o convite a três profissionais da Psicologia para falar sobre temas relacionados a Saúde Mental por diferentes vertentes. Essas profissionais gravaram vídeos que foram transmitidos pela TV corporativa durante todo o mês de Janeiro
Clique abaixo para assistir:
Psicóloga Bruna Costa
Fechando o mês com chave de ouro, o RH realizou uma pesquisa para entender a emoção dos colaboradores através de uma abordagem lúdica e anônima. A dinâmica consistia em desenhar um coração com o lápis de cor (verde, amarelo, laranja, vermelho, azul e marrom) que representasse sua emoção do dia. E como reconhecimento do engajamento na pesquisa foram entregues Squeezes personalizadas juntamente com folders exclusivos da campanha. Confira abaixo o resultado da pesquisa:
Com significativa participação de 893 colaboradores, verificou-se que 44,90% se encontravam otimistas, confiantes e esperançosos (sinalizado pela cor verde); 23,85% dos entrevistados estavam felizes, motivados e satisfeitos (sinalizado pela cor amarela); 20,27% apresentavam sentimentos de calmaria, segurança e tranquilidade (cor laranja); 4,59% sentiam raiva, irritação e frustração (cor vermelha); 3,81% se percebiam tristes, angustiados e cansados (cor azul) e por fim, 2,58% manifestaram medo, insegurança e ansiedade (cor marrom).
Os resultados obtidos foram divulgados aos colaboradores através da TV corporativa e contribuirão para o planejamento de ações na empresa que visem o autocuidado da saúde física e mental.
TREINAMENTO NR-05: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Já em fevereiro, 31 colaboradores participaram do Treinamento da Norma Regulamentadora 05 que trata sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Essa comissão é composta por representantes do empregador (empresa) e dos empregados (colaboradores). Os representantes do empregador são designados pela própria empresa e os representantes dos empregados, são eleitos através de votação secreta. O principal objetivo da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, visando a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA tem como principais atribuições:
- Ajudar a investigar acidentes tanto na empresa como no trajeto;
- Discutir sobre a implantação de novas medidas que possam prevenir ou neutralizar os riscos dentro do ambiente de trabalho;
- Verificar se as normas de segurança estipuladas pelo Ministério do Trabalho e pela empresa estão sendo respeitadas rigorosamente;
- Garantir que todos os colaboradores entendam sobre a importância das normas de segurança e de higiene para a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais;
- Realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para alertar os colaboradores sobre o tema e sua importância;
- Levar à comissão todas as questões que envolvam o tema para que melhorias sejam aplicadas em prol da saúde e integridade física de todos os colaboradores.
Para tornar efetivo, os colaboradores passaram por treinamento teórico e prático com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Frigorífico Astra, Sr. Pablo Jonatan Copceski, que abordou sobre as responsabilidades e a atuação esperada de um cipeiro na empresa. Divididos em duas turmas, os treinamentos aconteceram do dia 08 a 12 de fevereiro.